Na edição nº 17 da Revista Rosa News, foi publicada uma entrevista com Amanda Guizio, coordenadora do Projeto Aurora, braço social do Rosa de Saron
Republicamos aqui em nosso blog essa ótima entrevista para que todos tenham oportunidade de conhecer melhor o Projeto Aurora
Leia a entrevista na integra:
-Como você conheceu a banda Rosa de Saron e como surgiu a oportunidade de você coordenar o Projeto Aurora ?
Sempre estive envolvida com a igreja e grupos de jovens e assim passei a conhecer o trabalho do Rosa. Depois de uma experiência pessoal e muito marcante em minha vida com o Hospital Boldrini, centro de referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas, fiz uma promessa à Deus que de alguma maneira iria ajudar aquele hospital. Reuni um grupo de amigos de boa vontade e montamos o Projeto “Mãos que Salvam”, conseguimos patrocinadores e contratamos a banda Rosa de Saron para um show beneficente em minha cidade Cosmópolis/SP, com renda integralmente revertida para o Boldrini. Nos bastidores deste show o Rogério comentou a vontade antiga de lançar algo como o braço social da banda. Marcamos de fazer a entrega simbólica ao Boldrini juntos e depois deste dia, foram várias reuniões para definirmos a estrutura do Projeto Aurora até seu nascimento.
-Quais critérios vocês usaram para escolha do nome” Aurora” para o primeiro projeto social da banda ?
Pensamos em vários nomes, cada dia surgia alguma ideia, nomes que saiam de trechos das músicas do Rosa, até que Aurora nos soou como o melhor, significando começo, início de uma nova fase, o lado social da banda, partindo da canção para a ação!
-Quais são as suas principais demandas como coordenadora de um projeto Social ?
Realizar o planejamento e execução do projeto, de acordo com o plano de ação e o cronograma estipulado. Acompanhar os resultados das ações realizadas, além de manter site (em breve no ar) e outras mídias sociais atualizadas, indicando projetos, ongs, instituições onde as pessoas, os fãs e fã clubes poderão encontrar onde realizar o voluntariado ou ter uma fonte de inspiração para criar suas próprias ações promovendo o bem!
-Quais serão as principais ações do projeto Aurora ao longo deste ano ?
– Divulgar, apoiar, incentivar as pessoas, fãs e fãs clubes em suas ações sociais, colocando em prática o voluntariado.
– Indicar ongs, instituições, projetos sérios, de credibilidade, de impacto social para que as pessoas passem a conhecê-los e assim se engajar de alguma maneira.
– Ainda estamos analisando a melhor maneira de colocarmos o Projeto Aurora dentro de alguns shows do Rosa durante o ano, arrecando alimentos, roupas, remédios…
– Campanhas nacionais de doação de sangue e medula óssea..enfim temos muito trabalho pela frente!
-O que você acha das belas ações feitas pelas fãs do Rosa em nome do Projeto Aurora ?
Foi incrível perceber como as pessoas estão dispostas a fazer o bem. Confesso que fico emocionada cada vez que vejo os fãs se reunindo e planejando alguma ação em prol de algum lugar ou realizando campanhas como Abraços Grátis. É maravilhoso sentir que a juventude está sim interessada no próximo e que estas experiências de solidariedade trazem ganhos para a vida toda!
-Nesses quase 02 meses de projeto Aurora houve alguma ação realizada por algum fã clube a qual você se emocionou ao saber ?
Não tenho como citar apenas um, pois foram várias vezes que chorei na frente do computador ao ver as fotos dos jovens em ação, seja em abrigos, casas de apoio à crianças ou nas praças e ruas com placas de generosidade, quer um abraço, Jesus te Ama… lindo demais!!
– O Lar Ternura foi a primeira instituição beneficiada pelo projeto .Qual foi o critério para a escolha da instituição?
Já fazia parte do Projeto Aurora a realização de um show beneficente e recebemos uma carta do Lar Ternura nos convidando para conhecermos a creche e se possível realizar algo para ajudá-los, pois a instituição também é mantida através de doações. Eu e o Eduardo fizemos uma visita pessoalmente, vimos a seriedade do trabalho deles, seu plano pedagógico, conversamos com a direção da creche e decidimos oferecer o show solidário que marcaria então, oficialmente, o nascimento do Projeto Aurora.
– Fale sobre o lançamento do projeto que aconteceu em Campinas em 21/12/2014.
Foi um dia extremamente trabalhoso, mas especialmente gratificante. Apesar do pouco tempo de preparação/produção, conseguimos atingir a meta que traçamos e pudemos sentir literalmente o quanto a equipe do Lar Ternura estava agradecida por aquele acontecimento. Recibe vários abraços emocionados dos funcionários que vinham nos agradecer em nome das crianças da creche!
Lançamos o Aurora num clima muito bom, entre amigos, familiares, fãs e com uma energia muito positiva.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade e agradecer a equipe do Clube Regatas de Campinas, aos apoiadores e à todos os voluntários que trabalharam com a gente de coração aberto neste dia tão marcante para a banda Rosa de Saron.
-De que forma os Rosarianos podem contribuir com o projeto Aurora ?
Realizando sempre ações sociais em suas cidades. Participando de ações solidárias que os fã clubes realizam. Nos indicando ongs, instituições, projetos bacanas para conhecermos, divulgarmos e ajudarmos de alguma maneira.
Participando das campanhas que o Aurora estará lançando ao longo do ano.
Nos enviando relatos de como fazer o Bem modificou sua vida para que sirva de inspiração para outros jovens e assim formarmos está corrente do Bem.
Nos ajudando a divulgar o Projeto Aurora para todo o Brasil e assim tomarmos uma proporção nacional sempre contribuindo para que o Bem seja notícia!
– Solidariedade para você é…..
Ter a sensibilidade de enxergar Jesus Cristo no próximo e perceber suas reais necessidades. É ir além, fazer a diferença na vida de alguém, sair do individualismo, do comodismo, do egocentrismo e se colocar à serviço.
Praticar a solidariedade é o que me completa como ser humano e traz sentido a minha vida. É missão confiada à mim por Deus!
– Qual mensagem você gostaria de deixar para os leitores da revista Rosa News ?
Acredito realmente que Deus tem um plano para cada um de nós, um plano de Amor. Mas, para que o desígnio de Deus se realize em plenitude, precisamos pedir a luz para podermos compreender aquilo que Ele quer, sabedoria para entendermos os sinais; é preciso aprender a ouvir a Sua voz dentro de nós e com toda a sinceridade do coração dizer o Sim a Sua vontade, da mesma maneira que Maria deu o seu Sim dizendo: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade”.
Partindo do meu Sim à vontade de Deus em minha vida, vejo o Projeto Aurora como um grande desafio, mas ao mesmo tempo uma grande oportunidade de colocar um dos mandamentos de Jesus em prática: “Amar o próximo como a si mesmo.”
Desta forma, convido à todos a dizer o seu Sim à vontade de Deus, ajudando seu próximo, se colocando à serviço, sendo útil na vida das pessoas, evangelizando, promovendo o Bem.
Se o Projeto Aurora conseguir plantar nos corações das pessoas esta semente da solidariedade, do voluntariado, da prática do bem e do amor, cumprimos nossa missão!